Vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril

A vacina da influenza protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso deve ser repetida mesmo por quem já se protegeu na temporada passada. A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar no período da campanha, antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença.

A campanha inicia no dia 10 de abril, quarta-feira e vai até o dia 31 de maio. Neste ano a estratégia será realizada considerando, momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:

• No período de 10/04 a 19/04: vacinação contra a influenza, de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestante.

• No período de 22/04 a 31/05, a vacinação de todos os grupos prioritários:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Povos indígenas aldeados
- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados
- Presos e funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais como doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias (Necessário apresentar prescrição médica).

A vacina estará disponível na sala de vacina do município, localizada na Policlínica Municipal, de segunda a sexta, das 8h ao 12h e das 13:30 as 17:30. E, também ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação, conforme situação vacinal encontrada.

E toda a segunda-feira será disponibilizada a vacina da influenza, das 9h às 12h e 13h e 30min às 17h, nas Estratégias de Saúde da Família (ESF): ESF José Inácio Mattos Filho (VFF), ESF Sófia Rodrigues Dias e ESF Maria da Rocha Valim.

E toda quinta-feira, a vacina da influenza será disponibilizada, das 9h às 12h e 13h e 30min às 17h, disponibilizada no Posto de Saúde do Santo Anjo da Guarda.

O Dia D da Vacinação contra a Gripe ocorrerá no dia 04 de maio. Estará em funcionamento a sala de vacinas, localizada na Policlínica Municipal: das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia. E estarão abertas as unidades abaixo nos respectivos horários, vacinando para a influenza todos os grupos prioritários, incluindo as crianças na faixa etária preconizada:

ESF José Inácio Mattos Filho (VFF): das 13h e 30min às 15h.

Posto de Saúde do Santo Anjo da Guarda: das 15h e 30min às 17h.

Posto de Saúde do Rio do Terra: das 8h e 30min às 10h.

Posto de Saúde do Morro Azul: das 10h e 30min às 12h.

Ressalta-se que se faz importante a apresentação da caderneta de vacinação.

Pórtico Morro Azul - Vale do Paraíso
Vista Aérea de Três Cachoeiras