free templates joomla

Levantamento aponta resultado negativo nos índices do mosquito aedes aegypti em Três Cachoeiras

Bookmark and Share

Resultado se deu em virtude do período chuvoso e das baixas temperaturas, que influenciam o desenvolvimento larvário

Diferente do diagnóstico obtido em fevereiro, Três Cachoeiras apresentou resultados negativos no último Levantamento de Índices do Aedes Aegypti (LIRAa), concluído em maio. De acordo com as Agentes de Combate a Endemias do município, esse resultado está relacionado ao período chuvoso e às baixas temperaturas, que influenciam no desenvolvimento larvário.

Já no primeiro levantamento, realizado em fevereiro, o resultado foi o oposto. O município foi considerado infestado pelo mosquito aedes aegypti – inseto que transmite a dengue, Zika vírus (microcefalia), febre Chikungunya e Febre Amarela.

Ao todo foram visitados 270 imóveis, sendo que o índice de infestação médio do Aedes aegypti registrado foi de 1,8% e o índice de infestação médio do Aedes albopictus (transmissor da Febre Chikungunya) foi de 1,0%. Com este resultado, segundo o Ministério da Saúde, o município se enquadra em situação de médio risco para infestação.

A maioria dos focos do mosquito foram encontrados em recipientes como: potes, caixas d'água, piscinas, pneus, garrafas, lonas e em plantas que possam vir a acumular água. "99% dos recipientes utilizados para reprodução do mosquito Aedes aegypti foram de objetos que poderiam ter sido evitados se a população tivesse seguido as orientações de combate ao Aedes", disseram as Agentes de Combate a Endemias, acrescentando ainda que "A mobilização de cada cidadão tem que ser imediata e frequente. Só com o trabalho em conjunto do setor público e da população, o mosquito poderá ser controlado", destacou a equipe da Vigilância Ambiental.

O programa de combate ao Aedes Aegypti é realizado na sede e nas localidades do Lajeadinho e Santo Anjo da Guarda, e tem como objetivo analisar o índice de infestação do Aedes aegypti, além de identificar os recipientes utilizados pelos mosquitos e buscar possibilidades para o controle.

Com base no levantamento, várias ações serão mantidas e outras implementadas, como visitas aos imóveis para orientações, tratamento dos depósitos, além de trabalho nos pontos estratégicos e intensificação das notificações aos proprietários de imóveis.

O próximo levantamento será realizado de 29 de julho a 23 de agosto, podendo haver alterações conforme orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Pórtico Morro Azul - Vale do Paraíso
Vista Aérea de Três Cachoeiras
Cascata Poço das Andorinhas

Últimas Postagens

Saúde

Educação

31º Aniversário do Municí…

 TRANSFERIDO  PASSEIO CICLÍSTICO PARA ...

CONVITE Férias com o PELC…

Obras

Assistência Social

Vídeo Institucional

Busca

Calendário de Eventos

Redes Sociais

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedinRSS Feed

Prefeitura de Três Cachoeiras - todos os direitos reservados.

Rua João Cardoso Rolim, 985 - Cep 95580-000 - Telefone (51) 3667-1155.

Funcionamento: de seg à sex (exceto feriados)

Horário: das 08h às 11h 30min e das 13h 30min às 17h

Desenvolvido por Eagle.
turkey yacht charter agario unblocked agario play Evden eve eve nakliyat tubidy