free templates joomla

Três Cachoeiras intensifica ações de combate à febre amarela

Bookmark and Share

Coleta de mosquitos na zona rural e censo vacinal contra à doença são algumas das iniciativas realizadas

Preocupada com a propagação da febre amarela, a Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de ações de combate à doença.

Através da Vigilância em Saúde municipal e da Vigilância Ambiental da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde de Osório, será realizada na primeira quinzena de julho - pela equipe estadual de referência para a febre amarela do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) - a coleta de mosquitos na zona rural. Além de Três Cachoeiras, a iniciativa ocorrerá também em Caraá, Osório, Três Forquilhas e Itati, a fim de mapear a ocorrência do mosquito transmissor da febre amarela silvestre.

A equipe irá percorrer as propriedades rurais levando informação aos produtores sobre a transmissão da doença e incentivando a vacinação contra a febre amarela, uma vez que o Litoral Norte ainda apresenta baixa cobertura vacinal.

Também será pesquisada a população de macacos, especialmente bugios, existentes nessas áreas. Os macacos são sensíveis ao vírus da febre amarela e servem de sentinela para planejar ações preventivas. Os bugios não transmitem a febre amarela, quem transmite é o mosquito que vive na copa das árvores (gên. Haemagogus ou gên. Sabethes), e que vivem no meio rural.

Essa pesquisa de campo é fundamental para prevenir o surgimento de futuros casos de febre amarela, uma vez que as características de mata, espécies de vetores e de primatas, clima, assemelham-se as das áreas litorâneas de Santa Catarina e Paraná, onde já foram registrados óbitos de macacos e humanos em virtude da doença.

As pessoas que encontrarem macacos mortos ou doentes, devem comunicar imediatamente o setor de vigilância ambiental do município através do telefone (51) 3667-1413 para que seja feita a coleta do animal.

Censo vacinal

Paralelo a esse trabalho, todos os municípios estarão realizando no mês de julho um censo vacinal para febre amarela, buscando identificar as pessoas que ainda não realizaram a vacina. É importante que os moradores recebam em suas casas as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) - que são os profissionais que estarão realizando este censo. Além disso, estejam munidos com a caderneta de vacinação para verificação. A vacina contra a febre amarela pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 as 17h30, na sala de vacinas da Policlínica Municipal. Os ESF (Estratégia Saúde da Família) também estão fazendo ações isoladas de vacinação. Informem-se no seu ESF.

ESF Chimarrão – (51) 3622-8010
ESF Centro – (51) 3667-1413 ramal 34
ESF Sofia (atrás Serralheria do Juca) 3667-2483
ESF Maria da Rocha Valim – (51) 3667-1143

Pórtico Morro Azul - Vale do Paraíso
Vista Aérea de Três Cachoeiras
Cascata Poço das Andorinhas

Últimas Postagens

Saúde

Educação

31º Aniversário do Municí…

 TRANSFERIDO  PASSEIO CICLÍSTICO PARA ...

CONVITE Férias com o PELC…

Obras

Assistência Social

Vídeo Institucional

Busca

Calendário de Eventos

Redes Sociais

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedinRSS Feed

Prefeitura de Três Cachoeiras - todos os direitos reservados.

Rua João Cardoso Rolim, 985 - Cep 95580-000 - Telefone (51) 3667-1155.

Funcionamento: de seg à sex (exceto feriados)

Horário: das 08h às 11h 30min e das 13h 30min às 17h

Desenvolvido por Eagle.
turkey yacht charter agario unblocked agario play Evden eve eve nakliyat tubidy