Cultivos

654 unidades

12.953 Toneladas

9.753.000,00

(demais cultivos são em quantidades inferiores e não significativas)

LAVOURA TEMPORÁRIA

Cana-de-açúcar

214 unidades

3.311 Toneladas

Feijão de cor em grão

92 unidades

47 Toneladas

Mandioca

314 unidades

1.219 Toneladas

Milho em grão

177 unidades

893 Toneladas

Valor da produção dos estabelecimentos

(demais cultivos são em quantidade inferiores)

Dados obtidos atraves do CENSO Agropecuário 2006

Posto IVZ

O QUE É O POSTO IVZ?

O Posto de atendimento da Inspetoria Veterinária e Zootécnica - IVZ, é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras e o Governo do Estado (SEAPA - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Desde outubro de 2012 o posto está em funcionamento e possibilita o acesso de forma mais prática e rápida aos agricultores e pecuaristas dentro da área do município.

QUAIS OS SERVIÇOS OFERECIDOS?

Os serviços oferecidos neste posto são diversos, como a criação de cadastro de produtor, os lançamentos de nascimento, morte e evolução do rebanho, mas o serviço mais procurado é a GTA - Guia de Transporte Animal, documento este que possibilita a compra e venda de animais. Há também as campanhas de vacinação contra Febre Aftosa, com a distribuição de doses da vacina aos produtores cadastrados.

Além disso, destacamos a importância no serviço da prestação de informações, auxiliando o produtor a manter em dia seu cadastro.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Janeiro a maio: Declaração Anual Obrigatória do Rebanho (documentos necessários: RG, CPF, Bloco de Produtor, Lista do Gado e Conta de Luz)

Maio: Vacinação do rebanho bovino e bubalino contra Febre Aftosa

Setembro a Dezembro: Revisão de Pré-Tosquia no rebanho ovino

Novembro: Vacinação de reforço em bovinos e bubalinos nos animais jovens (até 24 meses) contra Febre Aftosa

Ano todo: Comprovação da vacinação contra Brucelose nas fêmeas de 3 a 8 meses.

acessados de forma mais prática e rápida dentro da própria área do município

Site Prefeitura CNM

Cidade Limpa (inserir texto)

A Secretaria

A Secretaria Municipal da Agricultura conta com uma equipe de trabalho que tem como principal objetivo a prestação de serviço ao agricultor. Para isso, esta secretaria conta com programas e campanhas que beneficiam a agricultura local, bem como o Programa Caminho da Roça, Programa Melhoramento Genético e Programa de Melhoramento de Solo.

Ainda temos muitas campanhas e ações que dão maior qualidade de vida aos nossos agricultores. Ao longo de nossa página você poderá conferir as atividades que nossa secretaria vêm realizando, bem como conferir notícias e demais assuntos ligados a agricultura.

Secretaria Municipal da Agricultura Três Cachoeiras

Secretária: Alzira Hainzenreder Scheffer

Endereço: Rua Manoel João Machado, 155

Telefone: (51) 3667 1565

Horário de Funcionamento: De segunda-feira à sexta-feira das 8h as 11h30min e 13h30min às 17h.

Programas e Campanhas

PROGRAMAS:

Programa Melhoramento Genético (qualificando as raças de aptidão leiteira e corte do rebanho bovino do município;

Programa Melhoramento Solo (cinza, calcário e esterco) aproveitar terras improdutivas encaminhando analise de solo para poder fazer uma recuperação mais natural através da cinza, calcário e esterco;

Programa Caminhos da Roça, facilitar o acesso as propriedades e melhorar e qualificar o escoamento da produção.

CAMPANHAS:

Vacinas preventivas para bovinos:

Distribuição de vacinas contra Febre Aftosa nas campanhas de maio e novembro;

Informações sobre demais vacinas, como a Brucelose, Tuberculose, Raiva, Clostridioses (Carbunculos).

Hortas caseiras, mudas frutíferas e flores;

Alevinos (peixes);

Recolhimento Embalagens vazias Agrotóxicos com tríplice lavagem;

Participação e Incentivo a feiras e eventos do município (Festa da Cachaça, Feira da Biodiversidade, Comissão de Produtores Regional da Banana);

Horto Florestal com mudas nativas;

Patrulha Agrícola (arado, grade, subsolador, trilhadeira de cereais, braço valetador, 2 retros, 3 tratores agrícolas e 01 caçamba);

Serviços de Atendimento de Informação aos Agricultores e Pecuaristas;

Parcerias com o Conselho Municipal da Agricultura, a Emater, o Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), a IVZ(Torres), e as demais Secretarias Municipais e Departamentos de Três Cachoeiras .