Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

IMG-20180810-WA0010

Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Cachoeiras informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e da Poliomielite teve início no dia 06/08 e se estende até dia 31/08/18. A meta do município é imunizar crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos incompletos (quatro anos e 11 meses), que é o público mais suscetível a complicações de ambas as doenças.

O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto em um sábado.

A vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber uma dose de reforço.

A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, um em Roraima e outro no Amazonas, sendo que no estado do Rio grande do Sul tem seis casos confirmados de sarampo.

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à Campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida irão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

A vacinação no município de Três Cachoeiras ocorrerá na sala de vacinas do município localizada na Policlínica Municipal, de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h e 30min às 17h e 30min.

No dia D 18/08/18 (sábado) a Policlínica estará aberta das 8h às 17h sem fechar ao meio dia.

É necessária à apresentação da Carteira de Vacinação das crianças.

“Trabalhando para todos”

PORTARIAS DE NOMEAÇÕES 2018