Programa Caminhos da Roça

A Administração Municipal de Três Cachoeiras, preocupada com a qualidade de vida da população, elaborou a lei municipal 1.087 de 05 de novembro 2009 Instituindo o Programa Caminhos da Roça que regulamenta a abertura e reforma de estradas particulares em áreas agrícolas, bem como a distribuição de saibro aos agricultores.

Este programa tem como finalidade conceder incentivo aos produtores rurais, melhorando o acesso às suas propriedades oportunizando melhores condições de escoamento da produção. Para a reforma de estradas, além do maquinário disponível pelo município, já foram mais de 2.000 horas máquinas contratadas para garantir a realização do programa.

Foi através deste Programa, que a Administração Municipal, por meio das Secretarias da Agricultura e de Obras realizou na comunidade do Rio do Terra a reforma de uma estrada, que há mais de 30 anos não recebia material para conservação. A mesma recebeu material de seixo de rio licenciado e maquinário para manutenção, facilitando a trafegabilidade e escoação da produção da banana o que veio a beneficiar várias famílias. Nesse processo, todas as comunidades vão sendo beneficiadas no atendimento de suas demandas.

Melhoramento Genético em Bovinos

O Programa de Melhoramento Genético em Bovinos, através da Inseminação Artificial foi implantado pela Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras e tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho de nossa região, sendo que essa melhora irá implicar em maior lucratividade ao produtor rural, tanto para animais destinados a produção de leite como de corte. Utilizando sêmen de touros melhoradores (de exposições nacionais e importados) por meio da inseminação artificial existe a transmissão de características como precocidade sexual e produtiva, obtendo fêmeas que concebem mais cedo, animais mais pesados em menor tempo, assim como animais com maior produção leiteira. Ainda existindo a possibilidade de eliminação de touros da propriedade, sendo que os touros utilizados na inseminação são infinitamente melhores que os utilizados a campo.

A Administração Municipal de Três Cachoeiras executa o Programa de Inseminação Artificial desde maio 2009, subsidiando a realização da atividade, aproximando o produtor rural de nosso Município a novas tecnologias. Em um histórico recente foram inseminadas nos anos de 2009 um total de 39 vacas, em 2010 foram inseminadas 89 vacas, em 2011 foram 86 animais, e neste ano de 2012 já foram inseminadas 51 vacas.

Em resumo, todas essas características irão aumentar a renda do produtor rural.

Programa Melhoramento de Solo

Com o Programa Melhoramento de Solo buscamos alternativas de qualificação de terras que estavam improdutivas. Encaminhamos a análise de solo para fazer uma recuperação mais natural através da cinza, calcário e esterco de aviário. Desta forma viabilizamos a compra e o transporte destes insumos para que os agricultores possam melhorar o resultado na produção final.