Hortas Caseiras

ENCONTRO MUNICIPAL DO CLUBE DE MÃES

Neste sábado, dia 27 de outubro aconteceu na Escola Municipal Felipe Schaeffer, em Três Cachoeiras/RS, o Encontro Municipal de Clube de Mães de 2012.

Na oportunidade estavam presentes representando a EMATER/RS-ASCAR, o chefe do Escritório Municipal Victor Hugo Matheus e a Extensionista da Área de Bem Estar Social, Marisete Mattana.

O evento contou com a presença de representates da Prefeitura Municipal, bem como da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social e Secretaria da Agricultura.

Na parte da manhã, houve apresentações artísticas de grupos de danças e ocorreu a premiação do Concurso de Hortas, promovido pela EMATER/RS-ASCAR juntamente com a Secretaria da Agricultura. As visitas às hortas foram realizadas no decorrer dos meses de setembro e outubro deste ano. Foram premiadas as três primeiras colocadas com um “kit” de produtos para manutenção e melhoria das hortas.

No período da tarde, as comemorações continuaram e o Encontro foi finalizado com uma gincana, onde cada Clube de Mães propôs uma brincadeira. O dia foi regado a muita descontração e espírito de confraternização entre as participantes.

Nesta ocasião, o Clube de Mães que cediou o Encontro, foi o Clube Flor de Lis, da Sede. No ano de 2013 o Clube que receberá o Evento será o Clube de Mães Santo Anjo da Guarda, que leva o nome da localidade.

Este evento foi promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Agricultura e EMATER/RS-ASCAR.

TELEFONES E CONTATOS

Esplanada dos Ministérios, Bloco A/Ala Norte - Brasília/DF - CEP: 70050-902

www.mda.gov.br

Horto - Florestal

texto em fase de construção

Coperativas e Sindicatos

texto em construção: ...

Desenvolvimento Rural Sustentavel

Desenvolvimento Regional Sustentável

Nosso país: um retrato

O Brasil é um país imenso, com muita riqueza natural e diversas culturas reunidas no seu vasto território. Somos mais de 180 milhões de habitantes distribuídos em cinco regiões, 26 estados, o Distrito Federal e para muito mais de 5 mil municípios.

Apesar dessa riqueza toda, somos um país com muitas desigualdades sociais. Ricos muito ricos e pobres muito pobres. Temos regiões desenvolvidas, mas temos lugares que enfrentam condições de dura pobreza. E, mesmo nas regiões fartas, existem brasileiros sem acesso à saúde, educação, moradia, trabalho digno e renda.

Diminuir essa desigualdade sócio-econômica é um dos desafios que devem ser vencidos para que o país se desenvolva de forma justa e não apenas no lado econômico, mas também social e ambiental.

O Brasil precisa de um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades da atual população e, também, das gerações futuras.

Desafio que temos como brasileiros é realizar um modelo de desenvolvimento sustentável. E para isso o envolvimento de todos é fundamental, ou seja, do governo, empresas, instituições de ensino, instituições financeiras, entidades não governamentais e empresas de assistência técnica. As soluções ocorrem de forma participativa.

Contribuição do Banco do Brasil para o desenvolvimento sustentável

O Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS, é uma estratégia do Banco do Brasil, como parceiro do desenvolvimento sustentável, um jeito para impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões, apoiando atividades produtivas com ganho para todos.

Tendo como objetivo, juntar: união, vontade, trabalho e bons negócios.

O Banco do Brasil, pelo DRS apóia somente atividades produtivas que possa ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observando e respeitando a diversidade cultural.

Com o DRS todos ganham

O papel de uma instituição financeira, como o Banco do Brasil, é de conceder créditos para custeio, investimento ou comercialização, apoiando o desenvolvimento do país. Quando concede empréstimos para produtores, cooperativas, pequenos empresários e outros clientes que estão melhorando suas atividades com o DRS, o Banco tem mais garantia de  receber o dinheiro de volta e pode conceder novos empréstimos.

Além dos produtores, que ganham diretamente quando a atividade produtiva está organizada, os governos e as prefeituras, por exemplo, também ganham ao aumentar a arrecadação de impostos. Maiores são os recursos para investir em educação, saúde, saneamento, moradia, estradas, escolas. Com isso toda a comunidade se beneficia. O desenvolvimento sustentável, com a visão de cadeia de valor, é um grande jogo de ganha-ganha. Mas cada região tem suas particularidades e cabe a todos os responsáveis pela promoção do desenvolvimento descobrir os caminhos do sucesso.

Com a união e parcerias, as coisas vão acontecendo. O trabalho, a organização e a vontade vão transformando as localidades e a vida das pessoas, valorizando a cultura das regiões e preservando a natureza.

(Texto adaptado - Cartilha DRS do Banco do Brasil)