Objetivos do Milênio

Ciclo: Anos finais
Rede: Municipal

O que é o Ideb?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep/MEC e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado). Saber mais >

Ideb e seus componentes: Três Cachoeiras

O Ideb é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito entendimento sobre seu valor. Leve sempre em conta o crescimento, as metas atingidas e os componentes de fluxo e aprendizado.

As metas são individuais?

Cada escola tem suas metas definidas individualmente pelo Inep e leva em conta o ponto de partida, ou seja, o valor do seu Ideb inicial. Saiba mais >

Fluxo dos alunos: Tres Cachoeiras

Esse índice é calculado com base nas taxas de aprovação ao final dos anos escolares. Quanto mais próximo de 1, melhor, pois isso indica que mais alunos estão avançando para o ano seguinte.

O que é o fluxo?

Também conhecido como indicador de rendimento, é calculado pelas taxas de aprovação nas etapas de cada ciclo escolar. O valor máximo é 1, indicando que todos os alunos foram aprovados.

Observe cada ano escolar separadamente

Observe como está a variação da taxa de aprovação entre as etapas. O desejado é uma uniformidade e proximidade a 100%. Esteja atento também às variações que ocorreram ao longo dos anos.

Aprendizado dos alunos: Tres Cachoeiras

Esse índice é a média do desempenho dos alunos em português e matemática na Prova Brasil. Ele varia de 0 até 10 e quanto maior melhor. Porém o 10 é teórico e, diferente de uma avaliação escolar, é praticamente inatingível.

O que é o aprendizado?

Tecnicamente conhecido como nota média padronizada, é calculado pelas médias dos resultados dos alunos em português e matemática na Prova Brasil. O valor adequado é 6.

O que é a Prova Brasil?

A Prova Brasil faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e avalia duas competências dos alunos: a de leitura e interpretação de textos (português) e a resolução de problemas matemáticos (matemática).

IDEB - Anos iniciais

IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Ciclo: Anos iniciais
Rede: Municipal

O que é o Ideb?

Ideb e seus componentes: Três Cachoeiras

As metas são individuais?

Fluxo dos alunos: Tres Cachoeiras

O que é o fluxo?