Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

O Departamento Municipal de Trânsito, por meio da Divisão de Educação no Trânsito juntamente com a Escola de Educação Especial João de Barro (APAE) e o Conselho de Pessoas com Deficiência promoveu no último dia 23, um trabalho de sensibilização e mobilização junto a sociedade referente à importância da acessibilidade das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, como direito de todo cidadão.

A Campanha Acessibilidade Cidadã contou com a participação das Escolas, entidades civis, arquitetos, comércios e empresas da cidade. Os alunos da APAE iniciaram a sensibilização a partir da visita aos comércios às 13h30min, convidando representantes para participar da manifestação que culminou com a integração de todos através de depoimentos e conscientização para uma nova cultura sobre acessibilidade, principalmente nos acessos aos comércios, calçadas e passeios de locais públicos e privados.
Mereceu destaque a necessidade de priorizar o atendimento à legislação municipal (Código de Obras e Plano Diretor)
quanto às construções civis, uma vez que projetos devem ter aprovação do Setor de Engenharia da Prefeitura antes do início de obras.

O evento foi realizado às 15 horas no calçadão da Rua José Rolim de Matos. A atividade foi parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

1º Encontro de Educação no Trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito realizou no mês de maio o I Encontro de Educação no Trânsito, com a participação de diversos segmentos da sociedade civil.

O objetivo do encontro foi o de apresentar o funcionamento do Departamento de Trânsito criado pela Lei 1.185 de 2010, que está no aguardo da vistoria do Cetran para a oficial integração ao Sistema Nacional de Trânsito.

Na estrutura do Departamento foram destacadas as principais atribuições da Divisão de Engenharia e Sinalização, Divisão de Fiscalização, Tráfego e Administração, Divisão de Educação para o Trânsito e Divisão de Controle e Análise de Estatística de Trânsito.

Ainda na estrutura, está criada a Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI, órgão colegiado responsável pelo julgamento de recursos interpostos contra as penalidades aplicadas pelo Departamento Municipal de Trânsito que estará atuando a partir da integração do município ao sistema Nacional de Trânsito.

Já está previsto pela Divisão de Educação para o Trânsito, o Projeto Educação no Trânsito é a gente que faz!, que será desenvolvido em parceria com diversas entidades no período de maio de 2012 a dezembro de 2013.

A proposta do projeto foi apresentada no encontro e contempla Campanhas e Atividades que tem como objetivo promover aos usuários das vias públicas a verdadeira concepção de trânsito, oportunizando uma reflexão sobre o comportamento de pedestres, condutores e deficientes físicos, na busca de uma consciência educada, segura e saudável.