Urgências

Coordenação Administrativa

Inserir Texto

Vigilância em Saúde

O que é Vigilância Sanitária?

Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

1 - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas de processo, a produção ao consumo;

2 - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

A Secretaria

A Secretaria da Saúde foi criada no ano de 1991 como: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA E AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO e no ano de 2009 foi desvinculada tornando-se duas secretarias da Saúde e Assistência social.

Secretária: Gilcinara Borges Pereira

Telefones da secretaria: (51) 3667 1413 / 3667 1412 / 3667 1411

Telefone ESF ( Posto de saúde): (51) 3667 1532 / 3667 1534

Samu: 192

Ambulância 24h : (51) 9991 7944

Horário de Funcionamento: De segunda-feira à sexta-feira das 8h as 11h30min e 13h30min às 17h.

ESFS e Núcleo de Apoio

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - ESF

• Por sua estrutura de organização, a estratégia Saúde da Família permite ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente aquela parcela mais vulnerável.

• Exclui as filas da madrugada, pois trabalha com agenda aberta e também com triagem e acolhimento, ou seja, o paciente chega a unidade é avaliado e conforme o caso será prontamente atendido ou posteriormente agendado consulta.

Porque a ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA?

• Os melhores sistemas de saúde do mundo organizam seus serviços por meio da estratégia Saúde da Família;

• Ela humaniza o atendimento pelo SUS, recuperando o vínculo entre médico e paciente;

• Qualifica e reorganiza a rede de Atenção Básica.