Melhoramento Genético em Bovinos

O Programa de Melhoramento Genético em Bovinos, através da Inseminação Artificial foi implantado pela Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras e tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho de nossa região, sendo que essa melhora irá implicar em maior lucratividade ao produtor rural, tanto para animais destinados a produção de leite como de corte. Utilizando sêmen de touros melhoradores (de exposições nacionais e importados) por meio da inseminação artificial existe a transmissão de características como precocidade sexual e produtiva, obtendo fêmeas que concebem mais cedo, animais mais pesados em menor tempo, assim como animais com maior produção leiteira. Ainda existindo a possibilidade de eliminação de touros da propriedade, sendo que os touros utilizados na inseminação são infinitamente melhores que os utilizados a campo.

A Administração Municipal de Três Cachoeiras executa o Programa de Inseminação Artificial desde maio 2009, subsidiando a realização da atividade, aproximando o produtor rural de nosso Município a novas tecnologias. Em um histórico recente foram inseminadas nos anos de 2009 um total de 39 vacas, em 2010 foram inseminadas 89 vacas, em 2011 foram 86 animais, e neste ano de 2012 já foram inseminadas 51 vacas.

Em resumo, todas essas características irão aumentar a renda do produtor rural.

Todas Noticias