Prefeita de Três Cachoeiras participa de debate sobre proteção veicular em Brasília

Prefeita de Três Cachoeiras participa de debate sobre proteção veicular em Brasília

A prefeita Fabiana Leffa participou, nesta quarta-feira (9), de uma reunião no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar da regulamentação da Lei Complementar 213/2025. A agenda, promovida pela FENACAT (Federação Nacional das Associações de Proteção Veicular), reuniu deputados federais, senadores, lideranças cooperativistas e representantes de associações de diversos estados do país.

A Lei Complementar 213/2025, aprovada em janeiro deste ano, estabelece um novo marco regulatório para associações e cooperativas que atuam com proteção patrimonial de veículos. Com a regulamentação em andamento pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o novo modelo determina que essas entidades deverão estar cadastradas, operando sob regras mais rígidas de governança, transparência e fiscalização. O prazo para esse cadastramento termina em 14 de julho.

A participação do município se deu a convite da FENACAT e das cooperativas e associações com atuação em Três Cachoeiras, que há anos oferecem alternativas viáveis para caminhoneiros que não têm acesso ao seguro tradicional. Esses motoristas, muitas vezes, operam com caminhões com mais de dez anos de uso, veículos que geralmente não são aceitos pelas seguradoras convencionais, além de enfrentarem altos custos no mercado formal.

A prefeita Fabiana Leffa destacou a importância da continuidade do modelo associativo para os caminhoneiros. “As cooperativas e associações desempenham um papel essencial para os caminhoneiros que estão à margem do sistema tradicional de seguros. Nosso objetivo, ao participar dessa mobilização, foi defender a continuidade dessa atuação, respeitando as particularidades de quem está na estrada e mantendo a proteção desses profissionais”, ressaltou.

Durante o encontro, foi destacada a preocupação com o futuro dessas entidades, especialmente diante das incertezas sobre como poderão seguir operando após o prazo de regulamentação. A comitiva gaúcha defendeu que o transporte de cargas receba um tratamento específico dentro do novo marco regulatório, considerando as características do setor e o papel social dessas iniciativas.

 


10 de Julho de 2025
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