Cidade

Três Cachoeiras é um município do Litoral Norte do RS, tradicionalmente conhecido como Terra dos Caminhoneiros, localizado às margens da BR 101, entre as encostas dos Aparados da Serra Geral e a Lagoa Itapeva, com grande potencial turístico vinculado a sua localização privilegiada e a seus aspectos naturais e socioculturais, reconhecida nacionalmente como polo moveleiro, de serviços automotores e de produção de banana.

ÁREA: 252,7 km²

POPULAÇÃO ESTIMADA: 10.390 habitantes.

ORIGENS: 60% imigrantes alemães, 20% açorianos, 15% italianos e 5% poloneses.

LOCALIZAÇÃO: Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a 175 km de Porto Alegre, com acesso pela BR 101.

DELIMITAÇÕES: Ao Sul com Terra de Areia e Três Forquilhas; ao Norte com Dom Pedro de Alcântara; ao Leste com Arroio do Sal e a Oeste com Morrinhos do Sul.

CLIMA: Ameno-seco, com temperatura média anual de 24°C.

ESTRUTURA GEOGRÁFICA LOCAL:

SEDE: Três Cachoeiras

LOCALIDADES: Santo Anjo da Guarda, Lajeadinho, Rio do Terra, Alegrete, Vila Fernando Ferrari, Mesquitas, Caravágio, Chapada dos Mesquitas, Chapada  do Alegrete, Alto Rio do Terra, Raposa e Morro Azul.

TELEFONIA – DDD – Prefeitura Municipal: (051) 3667-1155 e 3667-1230.

FERIADOS MUNICIPAIS:
Sexta-feira Santa, Corpus Christ, 29/04 – Emancipação do Município e  19/03 – Padroeiro São José.

ECONOMIA:

O comércio, as empresas prestadoras de serviços e a indústria, especialmente de móveis e esquadrias têm significativa participação na vida econômica do município de Três Cachoeiras.

No setor do comércio, existem no município cerca de 150 estabelecimentos, comercializando os mais variados artigos e produtos. Empregam em média cerca de 600 pessoas.

Na área de prestação de serviços, existem duas agências bancárias, bem como vários profissionais liberais e escritórios que executam diversas atividades.

 Já o ramo de indústria de móveis e esquadrias projeta Três Cachoeiras a nível estadual e Sul do Brasil. Daqui saem obras-primas em móveis artesanais, produzidos em madeiras nobres e com fino acabamento. A mão-de-obra é de primeira qualidade. São cerca de 40 indústrias de móveis e esquadrias; 07 serrarias, uma indústria de componentes para calçados, uma de transformação de mandioca em farinha e polvilho, uma fábrica de transformação de banana em pasta, que vende às grandes indústrias para fabricação de chimias e doces. Destaque também para uma empresa montadora de trailer e motorhome. Outra atividade muito importante para o município no ramo industrial são as fábricas de carrocerias em madeira para caminhões, que geram muitos empregos e exportam para outros estados e municípios.

Estas empresas compõem o parque industrial de Três Cachoeiras, que gera empregos, receitas sociais e tributárias e riquezas para o município.

ECONOMIA AGRÍCOLA:

As riquezas de Três Cachoeiras estão na capacidade de trabalho de seu povo, no solo fértil e no clima, de excelente qualidade. As plantações de banana surgiram em 1915 aproveitando as encostas dos morros, muito deles com mais de 800 metros. Hoje existem cerca de 860 propriedades rurais, sendo a banana a principal cultura que dá a Três Cachoeiras o título de “Maior Produtor de Bananas do Rio Grande do Sul”. A banana é plantada em 3.500 hectares, por 1.300 famílias.

A segunda cultura é o tomate, com cerca de 200 famílias trabalhando.

Destaque ainda para o abacaxi, com cerca de 30 hectares e olerícolas (pimentão, repolho, cenoura).

 Na pecuária o rebanho bovino de leite e corte é estimado em 9.700 cabeças.

Objetivando promover o desenvolvimento da agricultura, a Prefeitura Municipal desenvolve vários  projetos. Os Condomínios Rurais, em conjunto com a EMATER e Governo do Estado, propõe juntar os produtores em mini-cooperativas. Em grupos mínimos de 10, eles trabalham na produção e venda, buscando maiores lucros.

 Também a produção de aguardente de qualidade vem recebendo apoio, com a organização de associações de produtores. Inicialmente estamos com três  associações, formadas por 40 famílias cada uma delas, já em funcionamento.

A agroindústria vem tomando forma e já contamos com diversas delas em fase de implantação. Dentre estas, as que aqui estão presentes: Nelson  Boff Fernandes de Morro Azul – 3° Gole; Renato Cardoso Leal, Santo Anjo da  Guarda – Cachaça Itapeva; Odecy Mittmann, Vila Fernando Ferrari – Suco Mittmann e Eloá Terezinha Boff Reck de Pontal, Três Cachoeiras com Produtos Elfa.

TERRA DOS CAMINHONEIROS:

“TRÊS CACHOEIRAS – TERRA DOS CAMINHONEIROS”. O slogan  é conhecido por todo o Brasil e mostra a força e a pujança de uma classe.

 Três Cachoeiras possui uma frota estimada em mil caminhões e 58 empresas de Transporte Rodoviário que  puxam frete por todo o Brasil.

Daqui partem os caminhões que vão transportar as riquezas para todos os estados brasileiros e países vizinhos. Para cá retornam os caminhoneiros em busca de descanso e da alegria de ficar junto aos familiares, mesmo por pouco tempo.
São cerca de 1.050 famílias que  vivem diretamente da atividade dos caminhões.

Os caminhoneiros estão organizados no Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviário de Três Cachoeiras, criado em 1982.

Existe forte estrutura de apoio ao caminhoneiro, como postos de combustíveis, oficinas mecânicas, elétricas, borracharias, retíficas e comércio de peças e equipamentos, além dos prestadores de serviços. Destaca-se atualmente em acessórios e equipamentos para cabines de caminhões.

É mais um tipo de riqueza gerada pelos caminhoneiros, com recursos  que ficam no município.

BELEZAS NATURAIS – PONTOS TURÍSTICOS:

Três Cachoeiras é uma das mais belas regiões do litoral norte gaúcho. No interior do município, em áreas agrestes e junto à Mata Atlântica, existem recantos de raras belezas, como o Poço das Andorinhas e o Poço dos Morcegos, cercado de vegetação, árvores nativas e águas cristalinas de cima da serra.

 Na sede encontra-se a Prainha (Lagoa Itapeva), um dos locais de muita vegetação e linda paisagem, apropriado para o banho e lazer em geral.