Administração Municipal de Três Cachoeiras entrega mais um serviço de saúde à população

A Administração Municipal de Três Cachoeiras, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na última sexta-feira (2), o Centro de Terapias – PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). O espaço, localizado ao lado do Centro de Convivência do Idoso, disponibiliza à população sete terapias de forma 100% gratuitas, como reiki, auriculoterapia, floral, aromaterapia, constelação familiar, terapia comunitária e ozonioterapia.

De acordo com o prefeito Flávio Raupp Lipert, o Governo Municipal, buscando melhorar a vida das pessoas, implantou com muito esforço as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que visam à prevenção de doenças e a recuperação da saúde. “A Administração Municipal busca novas alternativas para melhorar a vida das pessoas. Nesse caso, cuidar da saúde, que é muito importante. As ações na área continuarão e logo poderemos oferecer mais serviços de saúde”, afirmou o prefeito.

Para se beneficiar das terapias, os pacientes serão indicados pelas enfermeiras e médicos das Unidades de Saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Estas importantes práticas são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação. Uma das abordagens desse campo são a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

07 de Setembro de 2022