Carteira de trabalho digital e alistamento militar podem ser feitos por meio eletrônico em Três Cachoeiras

Dois serviços de atendimento ao cidadão tornaram-se eletrônicos após a pandemia da COVID-19: o alistamento militar e a solicitação de carteira de trabalho digital.

Todo cidadão do sexo masculino, no ano que completar 18 anos de idade, é obrigado a fazer o alistamento militar, entre 1° de janeiro e 30 de junho, de acordo com a Lei do Serviço Militar. Todas as etapas, durante esse período, podem ser feitas pelo próprio cidadão por meio do site https://alistamento.eb.mil.br/. Após o prazo legal, somente poderá ser feito na junta de serviço militar, situada na Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras. O cidadão que por qualquer motivo não tiver condições de efetuar o alistamento ou as etapas seguintes, podem dirigir-se a referida junta no horário de funcionamento da Prefeitura.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em meio físico foi extinta pela portaria n° 1065, instituindo-se a CTPS em meio eletrônico, a qual é confeccionada pelo próprio trabalhador em aplicativo para dispositivos móveis ou no serviço específico para carteira de trabalho digital no site www.gov.br. A mesma não é obrigatória e não tem o status de documento de identificação. Destina-se ao controle pelo trabalhador dos dados do contrato de trabalho que é registrado pelo número do CPF.

09 de Novembro de 2022