Educação de Três Cachoeiras está entre as 100 melhores do Estado

Educação de Três Cachoeiras está entre as 100 melhores do Estado

Dos 497 municípios gaúchos, Três Cachoeiras está na 81ª posição, de acordo com o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers). O município também figura no topo do ranking da região, ficando em terceiro lugar entre as cidades do Litoral Norte. Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers).

Três Cachoeiras também é destaque se comparada à média de todas as cidades do Rio Grande do Sul, que apresentaram a nota de 63,44, enquanto o município somou 73,1565. O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.

O prefeito Flavio Raup Lippert, destaca que os resultados são fruto do investimento que a prefeitura vem fazendo no setor desde o primeiro ano de gestão. “Reformas, capacitações para professores, ações inclusivas e de integração e contratação de profissionais são alguns dos investimentos que temos feito para que os alunos de Três Cachoeiras saiam da escola preparados e seguros para trilhar suas carreiras”.

A prefeita eleita e que foi secretária de Educação do município, Fabiana Valim, orgulha-se do resultado e afirma que o trabalho continuará. “Vamos implantar muitas medidas, desde a contratação de monitores para o transporte escolar, oferta de turno integral, reformas, ampliar as parcerias para cursos técnicos e universitários, proporcionando bolsas e descontos para nossos professores e servidores, entre outros. A tendência é subirmos cada vez mais neste ranking e quem ganha é toda a comunidade”, projeta Fabiana.


26 de Novembro de 2024
Destaque