Mais de 100 produtores participam de apresentação do Programa Operação Terra Forte

Mais de 100 produtores participam de apresentação do Programa Operação Terra Forte
Aconteceu na noite de quinta-feira (7), no Auditório da Prefeitura de Três Cachoeiras, a reunião de apresentação do Programa “Operação Terra Forte”. O encontro reuniu mais de 100 agricultores e pecuaristas familiares, que conheceram os detalhes da iniciativa que prevê o repasse de R$ 30 mil para cada família beneficiada.
O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha é a maior iniciativa de recuperação de solos já proposta pelo Estado. Promove práticas sustentáveis e posiciona a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul.
O financiamento vem do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs), com investimento inicial de R$ 300 milhões.
O programa identifica e diagnostica propriedades rurais, elabora planos individuais de recuperação, estrutura patrulhas mecanizadas, oferece assistência técnica para implementação dos planos e difunde tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. A Emater/RS-Ascar, parceira da SDR, executa as etapas.
Além da Emater, a ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato Rural, Conselho da Agricultura e a Prefeitura de Três Cachoeiras. Durante a reunião, foram repassadas informações sobre a quantidade de famílias contempladas, critérios de inscrição e seleção, orientações sobre a aplicação dos recursos e demais esclarecimentos.
A prefeita Fabiana Leffa destacou a importância do programa para o fortalecimento da produção local. “Este é um investimento direto nas famílias do campo, que vai permitir melhorar a infraestrutura das propriedades e aumentar a renda. É mais um passo no desenvolvimento da nossa agricultura familiar”, afirmou.
A secretária municipal da Agricultura, Albaniza Valim, ressaltou que o trabalho conjunto das instituições envolvidas foi fundamental para viabilizar o programa. “A união de esforços possibilita que mais produtores tenham acesso a recursos e conhecimento, fortalecendo toda a cadeia produtiva do município”, disse.