Qualidade da água é própria pra banho em pontos turísticos de Três Cachoeiras

O Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Turismo de Três Cachoeiras, solicitaram no início de abril, uma análise de balneabilidade das águas da Prainha, na Lagoa Itapeva, e do Poço das Andorinhas. O resultado foi positivo para ambos os pontos turísticos, sinalizando que a qualidade da água é própria para banho.

De acordo com as análises, a Prainha obteve um resultado excelente, e o Poço das Andorinhas, satisfatório. Conforme explica o biólogo da Prefeitura, Lucas Oliveira, no Poço das Andorinhas, o número de bactérias é maior, tendo em vista que ele fica em volta da mata ciliar. “Com o acúmulo de frutos, galhos e folhas na água, as bactérias decompositoras irão se alimentar dos compostos orgânicos, liberando nutrientes essenciais utilizados por outros organismos aquáticos. Portanto, quanto mais matéria orgânica, mais bactérias na amostragem. No entanto, não traz risco à saúde dos banhistas”, afirmou ele.

Em novembro, a Administração Municipal solicitará outra análise, para garantir a segurança da população.

18 de Maio de 2023