Três Cachoeiras decreta situação de emergência após passagem do ciclone

O prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, decretou situação de emergência no município após a passagem do ciclone extratropical, entre quinta e sexta-feira (15 e 16), que trouxe fortes chuvas e ventos para a região, ocasionando impactos significativos em diversos pontos da cidade como a estrada do Rio do Terra e a ponte do Morro Azul na RS 494.

“Diante da gravidade, tomei a decisão de decretar situação de emergência, visando acelerar os processos de recuperação e obter recursos para ajudar aqueles que mais necessitam. Além disso, iniciamos com recursos próprios do município os trabalhos de recuperação das estradas afetadas”, disse o prefeito.

Durante a sexta-feira (16), equipes municipais permaneceram nas ruas, incansáveis na busca por soluções e prestando ajuda àqueles que foram afetados. “A dedicação e o comprometimento da equipe da Defesa Civil, dos secretários e de todos os colaboradores foram essenciais para enfrentarmos essa situação desafiadora”, afirmou Flávio, acrescentando ainda “Contem comigo e com toda a equipe da prefeitura para reconstruir nossa cidade e proporcionar um ambiente seguro e estável para todos. Estamos empenhados em restabelecer a normalidade e oferecer auxílio aos afetados pelas chuvas”, finalizou.

Recuperação da estrada do Rio do Terra
Após as fortes chuvas, a equipe da Secretaria de Obras de Três Cachoeiras iniciou os trabalhos de recuperação da estrada geral de Rio do Terra que ficou totalmente bloqueada, resultando no isolamento dos moradores locais.

“Estamos dedicados a essa importante tarefa e continuaremos trabalhando incansavelmente”, afirmou o prefeito Flávio. Ele agradeceu a paciência e compreensão de todos nesse momento difícil, e reiterou o compromisso em fazer o possível para minimizar os impactos causados pelas chuvas e reconstruir as áreas afetadas.

Visita do vice-governador e os estragos na ponte do Morro Azul
No último domingo (18), o vice-governador Gabriel Souza visitou o município para avaliar os estragos causados pelas chuvas intensas na região. “Destacamos a importância da ponte do Morro Azul, que conecta a RS 494 à BR 101, e teve uma de suas cabeceiras destruída devido às fortes chuvas”, afirmou Flávio.

Na oportunidade, o prefeito apresentou ao vice-governador, um pré-projeto de reconstrução da ponte e solicitou apoio urgente do governo estadual para reconstruir as estruturas danificadas, pois são essenciais para o desenvolvimento econômico de Três Cachoeiras. “Aguardamos ações rápidas e efetivas para restaurar o acesso e impulsionar o progresso de nossa cidade e região”, concluiu ele.

Construção de passagem molhada
Como medida emergencial, o Governo do Estado enviou máquinas para construção de uma passagem molhada, um acesso por dentro do rio canalizado de forma provisória. Dessa forma será liberado o trânsito que dá acesso à comunidade de Morro Azul e municípios vizinhos pela RS 494 temporariamente, até a construção de uma nova ponte, que deve iniciar em breve.

22 de Junho de 2023