Três Cachoeiras é um dos melhores municípios do Litoral Norte no Programa Previne Brasil

Três Cachoeiras é um dos municípios do Litoral Norte com melhor classificação no âmbito do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O município obteve nota 9,63 no indicador sintético do último quadrimestre de 2022, ficando em 2º lugar na região e em 30° no Estado, entre os 497 municípios. Ao atingir as metas do programa com êxito, o município garantiu o repasse de recursos.

Na avaliação, os indicadores considerados foram: 1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; 2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3. Proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico; 4. Cobertura de exame citopatológico; 5. Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; 6. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; 7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

O programa Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. Além disso, busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.

09 de Fevereiro de 2023