Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada por causa do coronavírus
Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada por causa do coronavírus
Campanha inicia dia 23 de março em Três Cachoeiras
A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus. A imunização, que costumava ser feita em abril, vai se iniciar dia 23 de março e segue até o dia 22 de maio, sendo que o “Dia D” será dia 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos.
No dia 23 se inicia a vacinação em dois grupos prioritários, que são os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, bioquímicos, biomédicos, auxiliar de laboratórios, dentistas, estudantes de enfermagem, fisioterapeutas, funcionários da APAE, funcionários dos lares de idosos, veterinários que atuam na vigilância sanitária, farmacêuticos, cuidadores de idosos, nutricionistas, psicólogos e auxiliares de saúde bucal. Todos devem apresentar a carteira profissional ou de estágio.
A segunda etapa da vacinação, que começa dia 16 de abril e termina dia 8 de maio, abrangerá professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A terceira fase da campanha inicia dia 9 de maio e segue até dia 22, sendo que atenderá crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Os acamados e domiciliados serão vacinados em suas residências.