Imunização contra a COVID-19 inicia em Três Cachoeiras
Imunização contra a COVID-19 inicia em Três Cachoeiras
Após 10 meses de angústias, incertezas e muitos desafios perante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a esperança de dias melhores chega a Três Cachoeiras. Nesta quarta-feira (20) o município recebeu as primeiras 90 doses da vacina contra a COVID-19 e iniciou a imunização.
A primeira pessoa a se vacinar em Três Cachoeiras foi o condutor do SAMU (Serviço e Atendimento Móvel de Urgência), Juliano Moura de Vargas. Na sequência, as doses foram aplicadas nos trabalhadores da saúde que atendem na linha de frente contra o COVID-19 (SAMU e Centro do COVID-19); idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência que moram em lar de longa permanência (Lar Dr. Paim Cruz), assim como seus funcionários.
A segunda dose da vacina deve ser aplicada nestes grupos, novamente, em 30 dias, para que assim seja efetivada a imunização. De acordo com a enfermeira Elizabeth Paulart, novas remessas devem ser enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nas próximas semanas, para a continuidade da vacinação. “Lembramos que as doses estão vindo em pequenas quantidades e com determinações específicas. Profissionais dos Postos de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde ainda não foram imunizados devido às doses insuficientes”, afirmou Elizabeth, acrescentando ainda que, a Administração Municipal informará regularmente à população o andamento da campanha.
“A vacina é a esperança de vencermos esse inimigo desconhecido e podermos viver com tranquilidade”, disse o prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert. No entanto, ele pede que, mesmo com a chegada da vacina, a população continue se cuidando até a conclusão da imunização.
AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19
Desde o início da pandemia, a Administração Municipal não mediu esforços para realizar ações de combate ao vírus e sanar os problemas que com ele surgiram, sejam eles de saúde, sociais ou econômicos. Uma das iniciativas de destaque foi a implantação de um local específico para atendimento de pacientes com suspeita do novo coronavírus. O Centro de COVID-19, formado por uma equipe de profissionais que inclui um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, foi preparado para receber pacientes com quadro gripal e também realizar a testagem nos casos necessários.