Saúde de Três Cachoeiras alerta para casos de febre amarela na divisa com SC
Saúde de Três Cachoeiras alerta para casos de febre amarela na divisa com SC
A Secretaria de Saúde de Três Cachoeiras chama a atenção da população para a importância da vacinação contra a febre amarela, principalmente em virtude da confirmação de casos positivos na divisa com Santa Catarina.
“Estamos com vários casos de febre amarela tanto em humanos quanto nos bugios na área de divisa com Santa Catarina. É importante ressaltar que os bugios são hospedeiros e não transmissores do vírus. Caso seja encontrado algum animal morto, favor informar a Vigilância Ambiental em Saúde pelos contatos 3667-2225/ 3667-1413/ 3667-1241”, informou a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Tássia Pereira.
A enfermeira ressaltou ainda que, quem não recebeu a vacina contra a febre amarela deve procurar a Sala de Vacinas na Policlínica Municipal. Pessoas entre 9 meses e 59 anos podem se vacinar. A primeira dose deve ser dada aos 9 meses de vida, com reforço aos 4 anos. Adultos até 59 anos recebem somente uma dose. Pessoas com 60 anos ou mais é necessária uma prescrição médica.
Febre amarela
A febre amarela (FA) é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). Os primeiros sintomas da febre amarela são inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor nas costas), mialgias (dores musculares) generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo, um ou dois dias – reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.