Eleição para membros do Conselho Tutelar será neste domingo (1°)
Eleição para membros do Conselho Tutelar será neste domingo (1°)
A eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Três Cachoeiras será realizada no dia 1° de outubro, das 8h às 17h. Cinco candidatas devem ser eleitas, além de cinco suplentes, para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
Os locais de votação são: Escola Felipe Schaeffer, Escola Maria Angelina Maggi, Escolas das comunidades de Morro Azul, Lajeadinho, Rio do Terra, Fernando Ferrari e Santo Anjo da Guarda.
O eleitor deverá comparecer à sua zona eleitoral com documento de identificação com foto e o título de eleitor. Para participar tem que ser maior de 16 anos, possuir título de eleitor e domicílio eleitoral no município, além de estar em dia com as obrigações eleitorais.
O voto é facultativo. No entanto, a participação da população na escolha dos conselheiros é fundamental, tendo em vista que eles serão os agentes da sociedade que irão defender os direitos das crianças e dos adolescentes no município.
Confira as candidatas:
Adriana Scheffer Magnus, Edinara Steffen Monteiro, Fabiane Abel Pereira, Josiana Oliveira, Maria Aparecida Martins Correa, Nilza Valim, Scheila dos Santos Matos, Simone Pereira Lipert.
Sobre o Conselho Tutelar:
Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.
Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.