Prefeito de Três Cachoeiras apoia interesses de comerciantes e agricultores com relação às obras do pedágio
Prefeito de Três Cachoeiras apoia interesses de comerciantes e agricultores com relação às obras do pedágio
Audiência pública foi realizada na última segunda-feira (19) para tratar do assunto
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, com apoio da Assembleia Legislativa, realizou na última segunda-feira (19), no salão da comunidade do Caravaggio, em Três Cachoeiras, uma audiência pública para tratar do impasse com relação ao fechamento dos acessos à BR 101 com a concessão da rodovia.
Promovido pelos deputados federal Heitor Schuch (PSB/RS) e estadual Elton Weber (PSB), o encontro abordou o impacto que a medida trará aos milhares de pequenos comerciantes e agricultores ao longo da BR, de Osório a Torres. A estimativa é que, pelo menos, 150 tendas e mil pequenas propriedades rurais sejam afetadas, muitas sendo obrigadas a fechar suas portas e cancelar a comercialização de produtos que sustentam a economia local.
Os presentes, que somaram mais de 200 pessoas, reivindicaram a paralisação das obras de instalação do pedágio enquanto a situação não estiver resolvida. Dentre outros descontentamentos da comunidade estão: o preço da tarifa a ser cobrado nos pedágios – muito superior aos de Santa Catarina, o longo prazo de concessão (30 anos) e o número de novas praças de pedágio (cinco).
O prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert, que se fez presente na audiência, apoia o movimento dos agricultores e comerciantes, tendo em vista que os mesmos sairão prejudicados com esses ajustes.
Durante a audiência, participaramainda representantes da empresa CCR Sul – vencedora da licitação, de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de toda a região, prefeitos e vereadores. Os parlamentares criticaram a ausência de representantes do Dnit e da ANTT no encontro e garantiram que o assunto será levado formalmente ao Ministério Público Federal, que também foi convidado, mas não foi.