Comunidade do Chimarrão se mobiliza no combate ao borrachudo
Comunidade do Chimarrão se mobiliza no combate ao borrachudo
Na manhã desta quinta-feira (11), a Vigilância em Saúde de Três Cachoeiras realizou uma reunião com moradores da comunidade do Chimarrão com o objetivo de promover ações para combater o borrachudo na localidade.
Após muita conversa, os moradores e o líder comunitário Renato Dias, se comprometeram em fazer uma limpeza no trecho do córrego que passa pela comunidade, retirando material orgânico e lixos, local propício para proliferação do simulídeo. Além disso, farão um levantamento da quantidade de moradores que tem suas fossas regularizadas, quantos não tem condições e não estão regulares, e quantos possuem algum tipo de benefício, como Bolsa Família.
“Esse levantamento será importante para verificar a atual situação do saneamento básico na região e, a partir disso, definir quais serão as ações necessárias”, disse a Agente de Combate as Endemias (ACE), Daiane Borges, destacando ainda que, só após a regularização das fossas, será realizada a aplicação do BTI – larvicida biológico. “De nada adianta aplicar o BTI sem resolver o problema do saneamento. Precisamos sanar o problema e não amenizar”, concluiu ela.
Conforme acordado e explicado na reunião, o morador que não regularizar o saneamento ou não demonstrar interesse em fazê-lo, será notificado pelo fiscal do Departamento de Saneamento, Everton Leal Scheffer. Se após o encerramento do prazo de regularização, o morador ainda não houver solucionado o problema, o mesmo será multado.
As ações de limpeza e levantamento serão iniciadas na próxima segunda-feira (15).