Prefeitura de Três Cachoeiras define plano de ação para controle do borrachudo

Prefeitura de Três Cachoeiras define plano de ação para controle do borrachudo

A Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância em Saúde e Departamento de Meio Ambiente, definiu em conjunto com a comunidade, um plano de ação para controlar o borrachudo. A reunião foi realizada no final de junho, no Salão Comunitário Vila Fernando Ferrari.

Durante o encontro, o engenheiro agrônomo Carlos Cechin falou sobre o ciclo dos borrachudos, hábitos, forma de proliferação e quais as medidas que a população precisa tomar para controlar os simulídeos.

Foi apresentado ainda o Plano de Controle dos Simulídeos – aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e Meio Ambiente, citada a Resolução  CONAMA N° 467 e a necessidade e importância da medição da vazão e demarcações, bem como outras medidas (mata ciliar, dejetos e esgotos, agrotóxicos, resíduos sólidos ), tornando o município apto a aplicar o BTI.

Após a explanação, discussões e questionamentos foram definidos e acordados em conjunto com os presentes, no qual integravam moradores das comunidades de Caravágio, Mesquita, Vila Fernando Ferrari, Três Irmãos e Chapada dos Mesquitas, além de funcionários municipais, o prefeito municipal Flávio Lippert, a secretaria da Saúde Gilcinara Pereira, a responsável pela Vigilância Epidemiológica Miliane Daitx e as Agentes de Combate a Endemias, Daiane Borges e Sandra Rocha.

As ações a serem desenvolvidas para atender o Plano apresentado são:

1 – Será agendada uma data para um mutirão de limpeza de resíduos (pneus usados, sofás, entulhos, outros que não são recolhidos nas demais coletas-seletiva e de rejeito); 2 – Será feito levantamento nas residências dos sistemas de tratamento de esgoto. Todos deverão instalar os sistemas de tratamento indicado. Os que não atenderem as normas serão notificados e irão prestar contas à FEPAM e PATRAM. As Agentes Comunitárias de Saúde irão fornecer os dados das residências relativas às condições de saneamento.

3 – Para a organização da bacia hidrográfica das comunidades, serão feitas reuniões com os voluntários, para verificação dos córregos, rios com medição da vazão e demarcação, visando à aplicação do BTI.

 

 


11 de Julho de 2019

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