Proprietários de restaurantes de Três Cachoeiras recebem orientações sobre boas práticas de prevenção ao COVID-19
Proprietários de restaurantes de Três Cachoeiras recebem orientações sobre boas práticas de prevenção ao COVID-19
A Vigilância Sanitária de Três Cachoeiras realizou, na última sexta-feira (22), uma reunião com os proprietários dos serviços de alimentação do município, para tratar sobre a Portaria Nº 319 da Secretaria Estadual da Saúde, que instituiu o Protocolo de Boas Práticas para a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).
Todas as normas do protocolo devem ser cumpridas pelos estabelecimentos que prestam serviços de alimentação, com consumo no local, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.
Entre os principais requisitos da portaria estão a utilização correta do uso da máscara; assegurar o distanciamento mínimo de 2 metros entre cada mesa; e a proibição do serviços de autoatendimento (self-service), sendo nesse último permitida a instalação de barreira física de proteção entre o balcão expositor de alimentos e o cliente, ou ainda garantir a distância de um metro entre o balcão expositor e o cliente. Em ambos os casos o cliente é servido pelo funcionário ou colaborador do serviço de alimentação.
Segundo a fiscal da Vigilância Sanitária do município, Rosane Machado Medeiros, ações como essa reforçam o compromisso da vigilância sanitária em garantir a saúde da população, sem prejudicar os comerciantes, já tão afetados economicamente pela crise desta pandemia.