Secretaria de Saúde de Três Cachoeiras incentiva fumantes a perder o vício
Secretaria de Saúde de Três Cachoeiras incentiva fumantes a perder o vício
Na última terça-feira, 31 de maio, foi o Dia Mundial de Combate ao Fumo, uma campanha que busca conscientizar as pessoas sobre os malefícios do tabaco para a saúde e o meio ambiente. Preocupada em melhorar a qualidade de vida dos munícipes de Três Cachoeiras, a Secretaria de Saúde aproveitou a data para incentivar as pessoas que querer perder o vício.
“Se você se interessa em parar de fumar, procure uma Unidade de Saúde. Nós temos uma equipe multidisciplinar que poder auxiliar nesse processo”, afirmou a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Tássia Pereira.
Em 2019, a Estratégia Saúde da Família (ESF 1 – José de Mattos Filho), na Vila Fernando Ferrari, realizou, durante três meses, um tratamento contra o tabagismo com um grupo de moradores interessados em largar o cigarro. Dos nove participantes, cinco deixaram o vício, resultado comemorado pela equipe, formada por um médico, enfermeiro, agentes comunitários e dentista.
Prejuízos à saúde
O tabagismo é responsável direto por mais de 80% dos casos de câncer de pulmão e mais de uma dezena de outros tipos de câncer, como esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, boca, laringe, faringe, garganta e mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável no mundo, com mais de 10 mil óbitos por dia.
O primeiro local de contato dos componentes do tabaco com o organismo ocorre na boca, causando danos como dentes amarelados e manchados, maior predisposição a cáries e mau hálito, além de câncer na cavidade oral.
Depois de passar pela boca, a fumaça atinge outros órgãos, como a faringe e a laringe, onde pode causar problemas como faringite, laringite e câncer da laringe. Ao ser transportada através da traqueia e dos brônquios, a fumaça chega ao seu destino final, o pulmão.
Por ser o depósito final de todos os componentes da fumaça do tabaco, o pulmão é o órgão mais seriamente comprometido pelas doenças relacionadas ao tabagismo. Enfisema pulmonar, bronquite e câncer de pulmão são as principais doenças observadas.
Dia Mundial de Combate ao Fumo
Sob o tema “Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”, a campanha deste ano alerta não apenas sobre os prejuízos que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo causam na saúde pulmonar, levando a doenças respiratórias crônicas como asma e bronquite e ao câncer de pulmão. Em 2022, a campanha também exalta que a conscientização pública sobre o impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, a distribuição e os resíduos, algo que pode promover uma razão adicional ao abandono do tabaco.