Três Cachoeiras decreta situação de emergência após passagem do ciclone bomba
Três Cachoeiras decreta situação de emergência após passagem do ciclone bomba
A Prefeitura de Três Cachoeiras decretou situação de emergência no município após a passagem do ciclone bomba na última quarta-feira, 1° de julho. Os ventos intensos, que duraram mais de 7 horas, acarretaram inúmeros danos na infraestrutura de residências, comércios, indústrias e prédios públicos. Houve ainda prejuízos ambientais, com quedas de árvores, e estragos nas plantações, resultando em agravos econômicos aos agricultores.
De imediato, o município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados. Com o parecer positivo da Coordenadoria da Defesa Civil, a Administração declarou situação de emergência nas áreas urbanas e rurais do município.
O documento autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de reconstrução do cenário de desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistências às pessoas afetadas.
O poder público fica dispensado de licitar contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas à reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos. Além disso, é autorizada a abertura de crédito extraordinário para atender despesas imprevisíveis e urgentes.
Confira o decreto na íntegra AQUI