Três Cachoeiras dispõe de mais um Desfibrilador Externo Automático
Três Cachoeiras dispõe de mais um Desfibrilador Externo Automático
Equipamento oferece estímulo ao coração e evita o óbito do paciente em casos de parada cardíaca
A partir de agora todas as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a Policlínica Municipal de Três Cachoeiras dispõem de um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Chegou nesta semana o quinto aparelho, que serve para oferecer estímulo ao coração, se tornando uma ferramenta indispensável para evitar o óbito do paciente em casos de parada cardíaca. Outras condições, como arritmias, fibrilação atrial ou ventricular e taquicardia, também são tratadas com o dispositivo.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar graças ao esforço da Administração Municipal, que vem trabalhando desde 2017 para implantar melhorias na área da saúde. “Desde o início desta gestão estamos lutando para adquirir esse aparelho. Aos poucos foi se tornando realidade. Hoje dispomos de cinco ao todo, o que nos permite atender pacientes em parada cardíaca com mais segurança, agilidade e precisão”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica do município, Priscila Valim.
O DEA tem a função de fornecer atendimento rápido aos pacientes para que os batimentos do coração sejam prontamente restabelecidos. “O aparelho é todo automatizado e inclusive informa se a massagem cardíaca está sendo feita da maneira correta”, explicou Priscila.
Todos os profissionais da área de saúde do município já receberam o treinamento necessário e estão aptos para operar o dispositivo. Os equipamentos ficarão nas unidades de saúde e, quando necessário, serão levados juntamente com as equipes de saúde para atendimentos em casos de emergência.