Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul se unem em busca de soluções para a ponte do Morro Azul

As condições precárias em que se encontra a ponte do Morro Azul, na RS 494, e que nos últimos dias impossibilitaram o tráfego, uniram esforços de representantes de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul em busca de soluções. Nesta quarta-feira (27), uma comitiva foi recebida no departamento de engenharia do Exército Brasileiro, em Porto Alegre, onde foi protocolado um pedido de viabilidade para conserto e reforma da ponte.

A ponte localiza-se a 8km da sede de Três Cachoeiras, sendo o único acesso que interliga os municípios de Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Mampituba. Sua reforma é de extrema urgência devido à precariedade que a mesma se encontra, necessitando de constantes reparos. Sua estrutura está bem comprometida, devido ao grande fluxo de trânsito diário, principalmente de veículos pesados, sendo o único trajeto de escoamento de toda produção agrícola da região. “Passam pela ponte mais de 40% da produção de banana do Estado”, afirmou o vereador de Três Cachoeiras, Marcelo Paulart.

Após essa reunião com o chefe da engenharia do Exército, os municípios se comprometeram em fazer um laudo técnico por meio da Defesa Civil, descrevendo a situação da ponte e como ela é fundamental para a região. “Munidos com toda essa documentação, estaremos indo novamente ao alto comando do Exército para que deem o encaminhamento necessário ao pedido. Se não for possível uma ponte nova, mas pelo menos uma ponte que dê garantia de trafegabilidade com segurança para os moradores”, disse o contribuinte e morador de Três Cachoeiras, Moacir Rodrigues da Paz.

Atualmente o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) está fazendo as manutenções paliativas na ponte para garantir a trafegabilidade, no entanto, conforme menciona Moacir, não tem como aceitar mais esses reparos.

A responsabilidade de conservação da ponte é do Estado, porém, devido a morosidade do processo, lideranças municipais se uniram para ir em busca de outra solução. “A ponte foi cedida pelo Exército há mais de 40 anos. Hoje eles não possuem dotação para esse fim, porém, quando é um caso de calamidade pública, com intervenção da Defesa Civil, eles têm possibilidade grande de intervir nisso”, explicou Marcelo.

A força tarefa em Três Cachoeiras contou com o apoio do vice-prefeito Vilson Rodrigues – que está interino durante as férias do prefeito Flávio Ratinho, com a secretária de Obras interina Marla Borges, com o secretário de Obras João Valerim – que retornou de férias nesta quarta-feira (27), com a secretária de Administração  Camila Roza, a secretária da Fazenda Carla Réus, o vereador Marcelo Paulart e o contribuinte Moacir Rodrigues. Uniram-se a eles também o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios e o secretário de Obras Ederson Corrêa.

28 de Outubro de 2021