Três Cachoeiras promove ações em prol da Saúde da Mulher
Três Cachoeiras promove ações em prol da Saúde da Mulher
Programação integra a campanha do Outubro Rosa no município
A Secretaria de Saúde de Três Cachoeiras promoverá no dia 30 de outubro, no ESF 3 – Sofia Dias Rodrigues, a partir das 14h, uma ação em prol da saúda da mulher que integra a campanha do Outubro Rosa.
A programação contará com roda de conversa com a nutricionista Carla Redin e a enfermeira Naiurá. Além disso, terá orientações sobre alimentação saudável para as mulheres, auriculoterapia para climatério e autoexame de mamas. Foi produzido ainda um informativo com aspectos importantes para promover a saúda da mulher.
CUIDANDO DE SI: ASPECTOS IMPORTANTES NO CUIDADO DA SAÚDE MENTAL DA MULHER
A mulher vive em constante atividade. Filhos, vida amorosa, casa, família e trabalho estão, muitas vezes, em primeiro lugar na lista de prioridades, deixando de lado os cuidados próprios. Mesmo com toda a correria, é importante deixar um tempo para cuidar de si mesma, da saúde física, emocional e espiritual, destinando tempo para fazer o que gosta, resgatando amizades e momentos de lazer.
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EXERCÍCIO FÍSICO:
Os hábitos alimentares são fundamentais à saúde e ao controle do peso corporal. Alimentar-se corretamente, ao invés de seguir dietas malucas, certamente favorecerá a perda de peso e a sua manutenção de forma segura e saudável. É verdade que mudar hábitos adquiridos requer persistência e força de vontade, mas os resultados compensam. Dicas:
- Evite o açúcar: refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas são repletos de açúcar.
- Mova-se: pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
- Beba água: a principal função da água é hidratar o organismo trazendo vários benefícios para o corpo como ajudar a digerir e absorver alimentos, regular a temperatura, reduzir infecções, evitar a celulite e desintoxicar.
- VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:
Violência é qualquer ato ou ação que leve ao sofrimento físico ou psicológico de outra pessoa. Alguns motivos levam as mulheres a aceitarem relações de violência como o medo, vergonha, falta de condições de se prover sozinha, filhos e até mesmo a paixão. Uma característica básica da violência é que ela se inicia com pequenas cobranças até chegar à violência que vai, gradativamente, aumentando de intensidade. Em caso de violência, denuncie na Central de Atendimento à Mulher no telefone 180 ou na Policia Militar no telefone 190.
- OFEREÇA COISAS BOAS A SI MESMA:
Desfrute de boa comida, filmes e músicas de qualidade, além de companhia de pessoas queridas. Isso nos alimenta psiquicamente.
- EXPERIMENTE OUTROS HÁBITOS:
Quebrar a rotina ajuda a evitar o tédio. Mudar o caminho que se faz todos os dias ou aprender algo novo pode ser muito estimulante.
- TEMPO SÓ PARA VOCÊ:
Reserve alguns minutos do dia para recordar momentos felizes, anote brevemente em um caderno as coisas boas que acontecem – e de vez em quando releia. O efeito pode ser bastante terapêutico.
- FAÇA PARTE:
Procure fazer parte de grupos, cultive amizades. Manter a vida social ativa é um meio eficaz para lidar com preocupações e diminuir sintomas de depressão e ansiedade.
- SEJA GRATA:
Reconheça o que tem ou teve de bom. Agradeça todos os dias por pelo menos três coisas. A atitude amplia a capacidade de desfrutar daquilo que você tem.
“O QUE TE DESAFIA, TE TRANSFORMA!”