Trilha dos Canyons, no litoral norte gaúcho, é lançada em Brasília

Trilha dos Canyons, no litoral norte gaúcho, é lançada em Brasília

Em ato Ministerial, realizado na última terça feira (14), em Brasília, foi assinada a Portaria MMA n° 554/2021, que reconhece a “Trilha dos Canyons” – situada no litoral norte do Rio Grande do Sul – como trilha integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas. O lançamento contou com a presença da assessoria do Ministro do Meio Ambiente Joaquim Álvaro Pereira Leite, do senador Luiz Carlos Heinze, do prefeito de Três Cachoeiras e presidente do Consórcio de Infraestrutura Rural e Urbana (CIDIRUR) Flavio Lipert, do diretor do Consórcio Schamberlaen Silvestre, e do prefeito de Morrinhos do Sul Marcos Venicios.

A Trilha dos Canyons é um importante produto turístico para o litoral norte gaúcho, pois integra seis municípios em uma rota de turismo sustentável. A trilha, que possui 128 Km, tem seu início na praia da Guarita, em Torres, passa pelos municípios de Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e se encerra em Itati. Na maior parte do trajeto a trilha serpenteia os cânions e montanhas da região.

A assinatura desta portaria pelo Ministro é um marco para o turismo sustentável da região e, somado a chancela da UNESCO do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, coloca definitivamente a região em outro patamar.

O projeto foi liderado pelo diretor do Consórcio Cidirur, Schamberlaen Silvestre, em parceria com as equipes técnicas dos seis municípios.

 

 


16 de dezembro de 2021